Breaking News
Loading...
segunda-feira, 7 de março de 2016

Conceito: Mensuração dos ângulos articulares (verifica em todas as articulações). Essencial na avaliação da função do paciente com incapacidade muscular, neurologica ou esquelética.

A base de avaliação de todo fisioterapeuta é a goniometria. O fisioterapeuta deve saber mensurar o arco de movimento.Todo paciente que for ser avaliado vai passar pela avaliação na goniometria, entre outras avaliações.

Goniômetro Universal:

Estruta: 


  • Plástico ou Metal;
  •  Extensões (braços): Braços com a seta (Braço móvel), braço sem a seta (Braço fixo). Para mensurar o braço movel é o que vai acompanhar a realização do movimento, enquanto o braço fixo (como o nome já diz), vai se manter fixo ao ponto. 
  • Escalas (Circulos de 0° - 180° e 180° e 0°: Intervalos de 1° a 10°: Essas escalas fazem parte do circulo que vai de 0°-180° e de 180° - 0°. 
 O goniômetro encontrasse em 0° quando estiver fechado ou então quando estiver totalmente aberto.

Se o fisioterapeuta quiser avaliar um movimento partindo de 90°, vamos no goniômetro e posicionamos ele em 90°. 

Princípios do Método: 

  1. Região avaliada descoberta: Usar caneta ou lápis demográfico para marcar a estrutura anatômica, marcando o ponto de referência 0° (zero) incial e a finalização do movimento. 
  2. Explicação e demonstração da técnica: Explicamos ao paciente o movimento que queremos que ele realize e depois vamos demsntrar o movimento em nos mesmos. 
  3. Posicionamento do paciente no alinhamento corporal, próximo a postura anatomia:  Posição anatomica o mais proximo possível, que não vai gerar um falso positivo. 
Ex 1: Movimento de extensão e flexão do ombro, a palma da mão voltada para frente vai limitar o movimento, não vai ser realizado na sua angulação total. Flexão e extensão do ombro só vai conseguir ser realizada se a palma da mão estiver voltada para o corpo.






Ex 2: Se a palma da mão estiver voltada para o corpo o paciente vai ter limitação para demonstrar a abdução do ombro, para que realize movimento de abdução, a palma da mão tem que esta voltada para frente.


     4. Alinhar o eixo do instrumento com o eixo de rotação na articulação: No meio do goniômetro tem um ferrinho, esse ferro é o eixo do instrumento. Esse eixo deve estar o mais próximo possível do eixo articular que estamos avaliando (cada articulação tem seu eixo especifico).


Articulação:                                               Eixo:
Ombro                                                         Acrômio
Cotovelo                                                     Olécrano
Punho                                                          Processo estilóide do Rádio/ Processo estilóide da Ulna
Coxo-femoral (Quadril)                              Trocante maior do fêmur
Joelho                                                           Côndilos (lateral/médial)
Tornozelo                                                      Maléolo (lateral/médial)

   5. Braço estacionário (fixo) = Segmento corporal fixo;
   6. Braço móvel = segmento corporal móvel;

O braço móvel é o braço que tem a seta, ele é o braço que acompanha a realização do movimento.

Ex 3: Flexão de cotovelo, parte do 0° (porque é extensão), coloca o braço fixo voltado ao segmento fixo (paralelo ao úmero), o eixo vai esta localizado no olécrano e quando o paciente realizar a flexão do cotovelo o braço móvel vai acompanhar o movimento que o paciente realiza. Ou seja, o braço móvel vai acompanhar o antebraço e o braço fixo vai ficar imóvel.



   7. Realizar movimento ativos e passivos: Quando o paciente realiza o movimento ativo podemos observar até onde ele consegue realizar o movimento vencendo a força da gravidade, mas não sabemos se aquele movimento que ele realiza é sua maior amplitude. 

Obs: Limitação articular / Limitação muscular: Vamos realizar o movimento de forma passiva. Se realizado de forma passiva e o paciente consegui sua amplitude total em determinada articulação , quer dizer que a limitação é muscular (nesse caso o músculo esta sem força para realizar o movimento solicitado de forma ativa). 

    8.  Programar mudanças na posição do paciente, evitando manipulação excessiva: Realizar sempre de forma que o paciente não fique se levantando ou se deitando. Sempre dividir a avaliação em deitado, sentado ou em pé.

    9. Paciente com um dos lados comprometidos deve ser avaliado com efeito de comparação: Caso ambos os lados estiverem comprometidos, devemos utilizar a tabela de ângulos normais de livros de goniômetria.

   10. A posição anatômica de 0° é inicial para todas as mensurações, com exceção das rotações de ombro, quadril, bem como prono-supinação das articulaçoes radioulnares. Nas rotações e prono-supinações partimos com o goniometro em 90°.

    11. Antes de iniciar a mensuração, o fisioterapeuta deve estimar a ADM (amplitude de movimento) do paciente através da inspeção: Por exemplo, avaliar se o paciente consegue ou não vencer a força da gravidade (limitação muscular), não adianta realizar a goniometria se o paciente não vence a força da gravidade. Primeira coisa a fazer é pedir ao paciente que realize movimentos com os braços e com as pernas.

    12. Registros contendo nome do avaliador do paciente, data e movimentos realizados: A goniometria é muito subjetiva, cada avaliador vai avaliar de uma forma. O ideal é que o mesmo avaliador realize também as próximas reavaliações (o que nem sempre é possível).

     13. A posição do fisioterapeuta deve ser a mais confortável possível, permitindo-lhe ler o goniômetro ao nível dos olhos para evitar erros de percepção: Primeiro é observar o membro ou a região que o paciente refere a limitação pra deixar o mais visível possível.


Arco de Movimento: Indica o valor inicial e final da amplitude de movimento (ADM).

Ex 4: Paciente 1: Flexão de cotovelo

                                     Articulação funcional: 0° - 145° (normalidade)
                                     Paciente vai de 0° - 60°  (realizado pelo paciente)
                                              _____________________________
                                     Limitação funcional de 85° para o movimento


Diagnostico Fisioterapêutico: Limitação funcional de 85° para flexão de cotovelo
Objetivo: Ganho de 85° na amplitude de movimento


Confiabilidade:

  1. Utiliza a posição dos testes e pontos de referências anatômicos bem definidos para alinhar os ramos do instrumento;
  2. Fazer mensurações repetidas no mesmo paciente e com o mesmo instrumento;
  3. Utilizar goniômetros proporcionais aos segmentos corporais: Goniômetro maior e o goniômetro menor;
  4. O mesmo fisioterapeuta deve realizar toda a sequencia das medidas sucessivas;
  5. As medidas goniométricas deverão ser sempre bilaterais;  
Ex 5: Paciente lesionou o membro direito, devemos realizar a goniômetria também no membro esquerdo.

Indicações: 
  1. Determinar ou não a presença de disfunção: Descobrir onde tem disfunção e onde não tem;
  2. Estabelecer um diagnóstico: Diagnóstico de limitação funcional;
  3. Estabelecer objetivos de tratamento: Objetivo de ganhar determinada amplitude em determinada articulação;
  4. Avaliar o procedimento de melhora ou recuperação funcional: Avaliar na reavaliação se o paciente conseguiu melhorar ou não a amplitude. Se o paciente não melhorar, a conduta (tratamento) pode está sendo realizado de forma errada;
  5. Modificar o tratamento: Se o paciente não vem apresentando melhora (nenhum ganho de ADM), devemos mudar nossa conduta. 
  6. Realizar pesquisar que envolvam a recuperação da ADM: Antes e depois da pesquisa para avaliar ganhos ou não na amplitude da articulação. 
  7. Direcionar a fabricação de órteses: Sempre devemos direcionar essa órtese para a limitação que o paciente vem apresentando.
 Fatores que interferem na goniometria:

Idade: Se avaliar um idoso e uma criança vai ser diferente. Um idoso apresenta uma limitação e a criança é muito flexível.

Sexo: O sexo feminino é mais flexível por uma questão hormonal do que o sexo masculino.

Execução ativa ou passiva do movimento: Se o fisioterapeuta quiser observar o movimento passivo fica mais funcional utilizar um fleximentro porque prende ao corpo do paciente e observa quanto que ele realiza o movimento. Fica impossível avaliar o movimento passivo e avaliar com o goniometro. Se tiver alguém para ajudar o fisioterapeuta na hora até pode ser feito com o goniometro , mas se o fisioterapeuta estiver sozinho não tem como ser realizado. Com o fleximetro avaliamos tanto o movimento ativo como o movimento passivo.

Obs: Cada paciente tem diferentes postura, como: protusão de ombro, retração de ombro, ombro rodado internamente e isso vai mudar a posição do acrômio (por exemplo esse eixo do ombro). Devemos sempre estar observando isso, porque dependendo da postura que o paciente tem, vai interferir no resultado final da sua avaliação. Sempre devemos ir de acordo com a localização da estrutura anatômica e do eixo articular. 


 Ex 6: Se o paciente tiver os ombros anterioriados, o acrômio dele vai esta localizado na frente, cabeça anteriorizada e os ombro protusos.
Postagem mais recente
Previous
This is the last post.

1 comentários:

  1. Parabéns, suas explicações sobre o uso do Goniômetro são excelentes.

    ResponderExcluir